A empresa brasileira Granol com filial em Cachoeira do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul, deve voltar a produzir biodiesel, uma alternativa renovável feita a partir de fontes vegetais como a soja.

Os agricultores estão animados com a notícia, uma vez que toda a matéria prima usada para a produção do combustível, a soja, será comprada de produtores gaúchos. São cerca de 50 mil toneladas por mês.

O biodiesel é uma fonte de energia renovável, que substitui o uso de combustíveis como o petróleo, carvão mineral e o gás natural, que geram gases que prejudicam o meio ambiente.

Além disso, a expectativa é de que a retomada dos trabalhos pela indústria gere empregos para a região. Os números ainda não foram divulgadas, mas as contratações estão sendo realizadas por setores da unidade, conforme informou a Granol.

A empresa está localizada em Cachoeira do Sul desde 2008, mas estava com as atividades suspensas há dois anos. A usina está sendo preparada para iniciar a entrega de biodiesel para os mercados interno e externo no começo de maio.

Fonte: G1