Empresas de aviação de 192 países, incluindo as que atuam no Brasil, se comprometeram a neutralizar o crescimento das emissões de gases de efeito estufa de suas operações internacionais a partir de 2020, em uma iniciativa pioneira da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO, sigla em inglês). A iniciativa faz parte dos esforços globais para frear o aquecimento do planeta, e o setor aéreo tem um papel fundamental e protagonista nesse processo.

Responsável por 2% das emissões mundiais de carbono, a aviação busca soluções sustentáveis para se descarbonizar e cumprir os acordos internacionais, garantindo sustentabilidade ambiental e econômica.

No Brasil, a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) sancionada em dezembro do ano passado propõe o desenvolvimento das cadeias produtivas de todos os biocombustíveis nacionais, dentre eles o bioquerosene, uma alternativa de energia limpa que promete decolar nos próximos anos.

A expectativa é que o RenovaBio possibilite a concretização de um plano de longo prazo para o desenvolvimento desse setor no Brasil, atraindo investimentos de até R$ 5 bilhões em refinarias, com a geração de 60 mil empregos diretos nos próximos anos, segundo estimativa apresentada pela União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) durante a estruturação da política.

Para apresentar as perspectivas de mercado e rotas de produção do bioquerosene em sintonia com os conceitos e ferramentas do RenovaBio, a Ubrabio, a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), a Embraer e a Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis de Aviação promovem em Brasília, no dia 7 de maio, o evento “Bioquerosene e RenovaBio”.

O encontro será no auditório do CNPq e conta com apoio do Ministério de Minas e Energia, Embrapa, CNPq, Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e GOL Linhas Aéreas. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser solicitadas aqui.

Confira a programação preliminar abaixo e clique aqui para adicionar ao seu calendário.

Seminário Bioquerosene e RenovaBio

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura

10h00 – Perspectivas de Mercado e Rotas de Produção do Bioquerosene

11h00 – Conceitos, Objetivos e Ferramentas do RenovaBio

12h30 – Brunch

13h30 – Debates 

15h30 – Conclusões e Encaminhamentos para a Consulta Pública do MME

17h – Encerramento

Inscrições: https://goo.gl/goSkZf

Vagas limitadas, sujeitas a confirmação.

Organização: RBQAV, UBRABIO, UNICA e EMBRAER

 Apoio: GOL, ABEAR, CNPq, EMBRAPA, MCTIC e MME

Quando: 07 de maio de 2018 (segunda-feira), das 9h às 17h

 Onde: Auditório do CNPq, Brasília-DF (SHIS QI 01, Conjunto B, Edifício Santos Dumont, Lago Sul Brasília/DF)