O espaço da bioeconomia é uma das áreas de destaque no estande do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), montado na Semana de Ciência & Tecnologia em Brasília/DF, que acontece até domingo (29/10).

De acordo com Bruno Nunes, coordenador de bioeconomia do MCTIC, foi organizado uma mostra das biomassas, dos processos e dos bioprodutos que podem ser gerados, com foco na produção do etanol e do biodiesel. O estande foi montando em parceria com a Embrapa Agroenergia e com o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).

Quem passar no estande vai poder ver de perto as plantas oleaginosas, cachos de macaúba e de dendê, sementes de soja, girassol, pinhão-manso e o biodiesel. E quem nunca viu a produção de biodiesel, poderá presenciar ao vivo.

“Com relação microalgas, vai poder ver o fotobioreator, em placa e em frascos e tubos de laboratórios. Também vão ver as microalgas em tubos de ensaios com pigmentos e a biomassa seca e em linhaça. A ideia é mostrar o cultivo e os produtos oriundos dessa matéria-prima”, explica o chefe de P&D da Embrapa Agroenergia, Bruno Brasil.

Além das microalgas, a cana-de-açúcar e seus produtos também estão no estande.

O CTBE mostra a transformação da cana-de-açúcar em etanol de segunda geração e os diferentes bioprodutos derivados do processo. Para Vera Gouveia, gestora do conhecimento do CTBE, o público vai poder aprender sobre o processo de produção do etanol, ver a palha de cana e a própria cana e, no microscópio, a estrutura da cana e das microalgas, conta Vera.

Para se sentir como um cientista, os estudantes e até adultos poderão se vestir com equipamentos de laboratórios, entre eles jalecos, óculos, fones de ouvido, luvas e máscaras. Vale tirar uma foto para registrar o momento!

Para o Chefe Geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville, é importante levar as pesquisas da Unidade até o público. “A ideia de ter um estande da Embrapa no evento é levar ao conhecimento da sociedade as pesquisas, os avanços e as tecnologias que impactam diretamente na vida do cidadão. O tema do estande Bioeconomia vem sendo debatido constantemente na Unidade”, conta.

“Temos procurado desenvolver soluções nacionais que possam tomar o lugar daquelas importadas e, principalmente, buscando substituir os produtos de origem fóssil por aqueles de origem renovável. Somente assim, poderemos desenvolver uma bioeconomia sólida e sustentável,” destaca Capdeville.

Serviço

Data: 23 a 29 de outubro

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade/Brasília/DF – Entrada Franca

Segunda a sexta-feira – das 8h30h às 18h

Sábado e domingo – das 10h às 18h

Para saber sobre a programação do evento clique aqui