imprimir

Ao longo de 2014 e 2015 a pesquisadora da Universidade de Brasilia e Universidade de Copenhagen Maria Amélia de Paula Dias desenvolveu pesquisas que subsidiaram uma tese de doutorado sobre o futuro do Biodiesel no Brasil. As entrevistas e pesquisa online contaram com a participação de representantes de ministérios, associações, pesquisadores e produtores, entre outros.

A versão final da Tese “Sustainable future for Biodiesel in Brazil: perspectives for 2030”, está disponível no repositório de teses do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasilia.

Os resultados finais mostram: um estudo de possíveis matérias primas para o biodiesel no Brasil,as forças motrizes resultantes do resumo das entrevistas com os stakeholders e pesquisadores, os cenários para o biodiesel no Brasil para 2030 e os resultados da pesquisa Delphi realizada com os entrevistados sobre os cenários propostos.

A tese pode ser acessada, na íntegra, em pesquisa no repositório do Centro de Desenvolvimento Sustentável clicando aqui 

A tese é o resultado final da pesquisa de um doutorado de duplo diploma pelas Universidades de Brasília e de Copenhagen, e por isso, está escrita em inglês. Ela tem um formato misto de tese e artigos, sendo composta de três artigos e a conclusão final. Os três artigos são:

1 – The choice of feedstocks for producing biodiesel: a case of Brazil. Está em análise na revista “Energy Policy”

2 – Sustainability in the prospective scenarios methods: a practical application of scenarios for biodiesel in Brazil, for 2030., já publicado na revista Futures 82 (2016)

3 – Integrating driving forces into storylines – the case of scenarios for the biodiesel industry in Brazil, for 2030. Em enálise na revista “Technological Forecasting and Social change.”

Clique aqui para acessar a tese (em inglês)