Promover a competitividade da bioeconomia brasileira no mercado interno e internacional é o que move as ações de pesquisa na Embrapa. Uma das vertentes dessa atuação é a biotecnologia industrial, o tema central do IV Encontro de Pesquisa e Inovação (EnPI) da Embrapa Agroenergia. O evento acontece nos dias 25 a 27 de setembro, na Embrapa em Brasília/DF.

O Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia Bruno Brasil explica que essa temática permite desenvolver pesquisas neste Centro de Pesquisa na produção de etanol, biogás, ácidos orgânicos, polióis, compostos bioativos, enzimas, entre outras linhas.”Este é um dos quatro eixos de atuação da Unidade, que também engloba a química renovável, a biomassa para fins energéticos e os materiais renováveis”, acrescenta.

Bruno Brasil explica que a biotecnologia industrial consiste na utilização de microrganismos e também enzimas em processos bioquímicos industriais. Tais processos visam minimizar a geração de resíduos, agregar valor aos produtos e favorecer a sustentabilidade ambiental das cadeias produtivas.

No EnPI, o tema será abordado predominantemente em duas vertentes: biotecnologia aplicada a insumos para a indústria de cosméticos e para a indústria de nutrição animal e nutracêuticos.

“O espectro de atuação da biotecnologia industrial é amplo, indo desde a utilização de leveduras em processos fermentativos para produção de biocombustíveis até a produção de moléculas bioativas”, diz a pesquisadora da Embrapa Agroenergia e coordenadora do EnPi, Simone Mendonça.

“O evento é uma oportunidade interessante para mostrar e discutir com o público externo, o que a Unidade tem feito em termos de pesquisa”, conta Mendonça. Ela acrescenta ainda que é importante aproveitar eventos para debater com os diversos setores envolvidos nesta temática como as empresas, associações e os próprios pesquisadores as oportunidades e tendências deste mercado.

Na programação do evento, já estão confirmadas para palestrantes representes da Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial (ABBI), DSM, Biorigin/Zilor, Solazyme/Terravia, Rhodia/Solvay, pesquisadores das Unidades da Embrapa Agroenergia e Suínos e Aves, além de professores da USP. Quem tiver interesse em participar e saber mais a respeito do EnPI pode acessar o site www.embrapa.br/enpi2017.

Serviço

IV Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia (EnPI)

Quando: 25 a 27 de setembro de 2017

Local: Embrapa Agroenergia/Embrapa Sede

Contatos: (61) 3448-1592 ou 3448-1598

E-mail: cnpae.enpi@embrapa.br