A Saneago realiza nesta quarta-feira (31), das 8 às 17 horas, coleta de óleo residual de fritura (de cozinha) no Sesi Campinas. Destinado à produção de biodiesel, a ação de coleta faz parte do programa socioambiental da empresa Olho no Óleo, em que o cliente recebe crédito de R$ 0,50 por litro de óleo usado. O valor do crédito é descontado da fatura de água e esgoto. Esta destinação do óleo gera benefício aos consumidores, à Companhia e, principalmente, ao meio ambiente.

De acordo com a Gerência de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Saneago, responsável pelo programa Olho no Óleo, todo o material coletado é destinado à produção de biodiesel que é um combustível renovável. Misturado ao diesel, o biodiesel reduz a emissão de gases de efeito estufa nos veículos. Além disso, ao evitar o lançamento de óleo residual na tubulação da rede de esgoto, há redução de custo estimado de manutenção da tubulação em cerca de 25%.

Criado em 2012, o programa Olho no Óleo está presente nas cidades de Goiânia, Anápolis, Morrinhos e Itumbiara com diversos pontos de coleta. Mais de 354 mil litros de óleo residual já foram coletados pela Saneago desde a sua criação. A Saneago recebe o óleo residual de fritura de grandes (indústria e comércio) e pequenos geradores (residências). Atualmente, há 820 grandes geradores de resíduo cadastrados na empresa. Para se cadastrar como grande gerador ou se informar sobre pontos de coletas para o pequeno gerador, basta ligar no 0800 645 0115. A ligação é gratuita.