Representantes da Mitsubishi Corporation do Brasil, empresa associada à Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), conheceram, nesta terça-feira (11/04), a usina experimental para produção de biodiesel a partir de óleo de fritura usado, em Brasília.

Quando descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode gerar diversos prejuízos às redes de esgoto, além de poluir água potável. Para estimular a destinação adequada desse passivo ambiental, a Ubrabio, a Embrapa Agroenergia e a Caesb (empresa de saneamento do Distrito Federal) realizam em conjunto o projeto M.O.V.E.R – Meu Óleo Vira Energia Renovável. A proposta é promover a conscientização da população do DF e incentivar a reciclagem do produto.

A Mitsubishi será parceira na produção de biodiesel na usina experimental, doando insumos para o processo de transformação do óleo residual em combustível renovável.

“Estamos participando de um projeto que vai trazer uma melhoria ao meio ambiente. Para nós é muito gratificante o envolvimento nesse tipo de projeto”, afirmou o representante da Mitsubishi José Oswaldo Fernandes.

Além de visitar as instalações da unidade de produção, os executivos também conheceram os laboratórios da Embrapa Agroenergia.

Participaram da visita os representantes Mitsubishi Shingo Hashimoto, José Oswaldo Fernandes e Juliana Oliveira; o chefe geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville; o gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Caesb, Vladimir Puntel; o diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski e o diretor executivo da Ubrabio, Sergio Beltrão.

Nesta edição da série Ubrabio Comenta, Donizete Tokarski (Ubrabio) e José Oswaldo Fernandes (Mitsubishi) falam sobre a participação no projeto. Confira: