No período de 22 a 25 de novembro de 2016, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Universidade Federal de Lavras, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel promovem o 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e o 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel que é o principal evento técnico científico da cadeia produtiva de biodiesel. O evento será realizado no Praiamar Natal Hotel & Convention em Natal, Rio Grande do Norte.

O evento tem o objetivo de difundir conhecimentos e tecnologias da cadeia produtiva do biodiesel. Desde 2006, o MCTI, promove o Congresso da RBTB com objetivo de disseminar os conhecimentos tecnológicos gerados, a divulgação das potencialidades da Rede, as competências e os trabalhos em andamento. A realização do evento envolverá a comunidade científica e empresarial e abrangerá sete diferentes áreas temáticas. Matéria Prima; Armazenamento, Estabilidade e Problemas Associados; Caracterização e Controle da Qualidade; CoProdutos; Produção do Biocombustível; Uso de Biodiesel; e Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável.

A escolha do Estado do Rio Grande do Norte foi devido a sua importância econômica nacional e regional. O Estado conhecido como uma das “esquinas” do Brasil e do continente, tem uma posição geográfica estratégica que desponta na produção de energia renovável. Como o Estado sedia um dos núcleos de desertificação do Semiárido, o Congresso oferecerá opções para inclusão do Biodiesel na matriz energética do Estado, criando novas alternativas para o agricultor familiar.

A cidade de Natal, carinhosamente conhecida como Cidade do Sol, oferece aos visitantes excelente infraestrutura e conforto necessário para a participação em eventos, com grande número de hotéis, pousadas, restaurantes e belíssimas praias.

Assim o 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e o 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel pretende contribuir no avanço do conhecimento científico e na geração de tecnologias na cadeia produtiva do biodiesel.

O evento terá como tema central “Biodiesel: 10 anos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil” e contará com a participação e o apoio da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, que fará paestra em um painel específico para o setor industrial.