A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) vai discutir em audiência pública a contribuição dos biocombustíveis para o cumprimento das metas de redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. O requerimento para realização de uma audiência pública com especialistas foi aprovado nesta terça-feira (5).

O autor do pedido é o deputado Sergio Souza (PMDB-PR). Ele lembrou que os biocombustíveis possuem uma cadeia produtiva bem consolidada no Brasil e são fundamentais para que o país alcance a meta estabelecida na Conferência Mundial do Clima das Nações Unidas, a COP 21, realizada no fim de 2015.

— Eu acho válido que essa comissão do Congresso Nacional que milita na sustentabilidade, a questão do clima, trazer aqui o setor energético e do biocombustível para debater a sua contribuição para mitigação das mudanças climáticas — afirmou.

Entre os convidados para o debate estão representantes do meio acadêmico, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de institutos de pesquisa e de empresas do setor de biocombustíveis. A data da audiência pública ainda não foi definida.