Agência reguladora prevê o uso de 6 milhões de litros da mistura. Durante Rio + 20, foram usados 1,7 milhões de litros do B20

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou o uso de diesel misturado a 20% de biodiesel nos geradores de energia elétrica durante os Jogos Olímpicos Paraolímpicos Rio 2016.

A agência reguladora prevê que o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 use em torno de seis milhões de litros do B20 (como é chamada a mistura) entre maio e dezembro deste ano, com pico de uso entre agosto e setembro, para quando estão marcadas as competições internacionais.

O consumo previsto é de cerca de seis milhões litros durante as operações entre os meses de maio e dezembro de 2016. Estima-se que o pico de utilização do óleo diesel B20 em geradores ocorrerá em agosto e setembro, período de competições.

A ANP já autorizou o uso em caráter experimental de teores de biodiesel acima da mistura obrigatória de 8% estabelecida na legislação vigente. Um exemplo foi durante os eventos da conferência ambientalista “Rio + 20”, em 2012, no Rio de Janeiro. À época, o comitê organizador usou quase 1,7 milhões de litros somente com os geradores de energia do evento.

O biodiesel é considerado um combustível renovável por ser biodegradável, não tóxico e praticamente livre de enxofre e aromáticos. Dessa forma, sua queima reduz a emissão de particulados, monóxidos e dióxidos de carbonos, quando comparada a queima do diesel mineral.

Legislação

O uso de B20 por frotas cativas e B30 (30% de biodiesel) por maquinários é autorizado pela Lei 13.263/2016 e pela Resolução n° 3, de 21 de setembro de 2015, do Conselho Nacional de Política Energética. Clique aqui para saber mais.

Leia também

Mato Grosso pode reduzir emissões de carbono usando biodiesel

Dilma sanciona aumento da mistura de biodiesel ao diesel fóssil

Ubrabio apresenta vantagens do B20 Metropolitano ao vice-governador do DF