Os transportes aéreos e terrestres são os maiores vilões do Recife na emissão de gases que causam efeito estufa. Cerca de 65% do CO2 emitido na cidade vem deles. Os dados foram apresentados, ontem, no 4º Pernambuco no Clima e constam no primeiro inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) da cidade do Recife. Com base na análise, realizada através de um avançado software chamado Heat+, as metas de diminuição das emissões estão sendo construídas e devem ser divulgadas dentro de um mês.

Em paralelo com a realização da pesquisa, a Prefeitura do Recife vêm tomando medidas para diminuir a quantidade de GEE no município. Desde 2013, substituiu metade do parque de iluminação da cidade por lâmpada menos nocivas ao meio ambiente, diminuindo em quase 25% o CO2 liberado pela iluminação pública das cidades.

Quanto à emissão da área dos transportes, o governo do estado firmou compromisso com o incentivo à utilização do bioquerosene de aviação em Pernambuco, para que o combustível natural seja utilizado em voos domésticos partindo de aeroportos pernambucanos. Originário da cana-da-açúcar, o bioquerosene pode diminuir em até 80% a quantidade de gases de efeito estufa emitido por aviões e helicópteros, responsáveis por mais de 30% do co2 emitido pelos transportes da capital do estado.

Para Sérgio Xavier, os transportes em Pernambuco estão ligados tanto ao que há de melhor quanto de pior em termos de sustentabilidade. “Nosso maior potencial é o biocombustível. Temos muita matéria-prima e a demanda é imensa, porque o mundo todo está interessado. Por outro lado, ainda falta muito para mudar a percepção das pessoas para diminuir a quantidade de carros nas ruas”, afirmou.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, também mostrou-se preocupado com a grande quantidade de carros que circulam na cidade. Segundo ele, em 10 anos a frota aumentou de 500 mil carros para 1,2 milhão. “Estamos planejando a longo prazo e compreendendo que daqui a 20 anos não podemos ter 2 milhões de carros nas ruas. Pelo contrário, é necessário diminuir essa quantidade”, comentou.

Ainda em testes, o sistema de compartilhamento de carros elétricos é uma das apostas da prefeitura da cidade, através de um projeto realizado em parceria com o Porto Digital. Autoridades francesas falaram da experiência com veículos sustentáveis.

Para o cicloativista Igor Matos, 21, a redução da poluição só com melhoria do transporte público.“ Sem isso, as pessoas continuarão queimando gasolina sem fim”.