Mobilização para frear o aquecimento do planeta

A criação de uma plataforma para produção de bioquerosene como medida para reduzir as emissões de gases que provocam o aquecimento global será uma das questões discutidas durante a 4ª edição do Pernambuco no Clima, realizado nos dias 4 e 5 de agosto no Teatro RioMar. O evento, criado com a finalidade de buscar soluções para enfrentar as mudanças climáticas, reunirá especialistas do Brasil e do exterior.

“O Pernambuco no Clima é um movimento de troca de ideias para ajudar a desaquecer o planeta e aquecer a economia”, define o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier. Ele adianta que uma das novidades do evento, este ano, será o lançamento de um catálogo de produtos e serviços de baixo carbono para fomentar a economia verde. “Também estamos construindo parcerias com a iniciativa privada para produzir biocombustível a partir da cana-de-açúcar e de outras espécies da caatinga”, revela o secretário.

Outro tema discutido será o compartilhamento de carros elétricos. Um representante da França mostrará como o sistema funciona naquele país, pioneiro nessa modalidade de transporte, e o presidente da Serttel, Ângelo Leite, apresentará os primeiros resultados dos três veículos que estão em teste no Recife desde dezembro. A Serttel é parceira no Projeto Porto Leve, do Porto Digital.

O evento inclui ainda uma exposição de tecnologias e produtos sustentáveis, que ficará na praça de eventos do Shopping RioMar no período de 3 a 9 de agosto. Também proporcionará, pela primeira vez, debates com articuladores de movimentos sociais, preocupados em buscar novos modelos de cidades e negócios.

Já confirmaram a participação o coordenador da Plataforma Nacional de Bioquerosene, Mike Lu,; o assessor técnico para Combustíveis Renováveis da Gol Linhas Aéreas, Pedro Scorza; o ambientalista e consultor ambiental, Fábio Feldmann; e o idealizador do Projeto Meu Recife, Fernando Holanda. Os nomes dos participantes estrangeiros ainda não foram divulgados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), realizadora do evento. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site www.penoclima.com.br