Nesta quinta-feira (21), as prefeituras das 40 maiores cidades brasileiras estarão reunidas em Brasília com autoridades do governo federal e instituições de ensino e pesquisa para debater os benefícios sociais, econômicos e ambientais do uso de B20, ou seja, a mistura de 20% de biodiesel no diesel que abastece a frota de ônibus desses municípios.

O objetivo é acelerar a adoção do combustível renovável isento de enxofre por essas cidades, melhorando a qualidade do ar que a população respira, sem impactos financeiros para os usuários, já que todo veículo movido a diesel pode ser abastecido com B20 sem que sejam necessárias adaptações nos motores, e o biodiesel hoje é mais barato que o diesel fóssil em quase todas as regiões do País.

Organizado em parceria pela Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene) e a Embrapa Agroenergia, com apoio da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel e do Banco de Brasília – BRB, o Seminário B20 Metropolitano – Mobilidade Sustentável para as Cidades Brasileiras também celebra o aniversário da Ubrabio, que, desde sua criação, em 2007, atua como interlocutora entre sociedade e governo para mobilizar e unir esforços, recursos e conhecimentos na busca pelo desenvolvimento do setor.

Confira as palestras do Painel Biodiesel: Qualidade, distribuição, usos, inclusão social e saúde pública:

10h – Aurélio Amaral, Superintendente de Abastecimento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Com o tema “Biodiesel Brasileiro: Qualidade e Distribuição”, o superintendente de abastecimento vai apresentar a situação do biodiesel comercializado no País com foco nestes dois pontos. A ANP é órgão responsável pelo abastecimento, monitoramento da qualidade e fiscalização do biodiesel no mercado brasileiro, desde o início do PNPB.

10h20 Marco Aurélio Pavarino, Coordenador-Geral de Biocombustíveis da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário);
O Programa de Biodiesel brasileiro é exemplo no mundo em inclusão produtiva. O Selo Combustível Social movimentou, em 2014, R$ 3,2 bilhões, aproximadamente, em aquisições da agricultura familiar para a produção de biodiesel, gerando emprego e renda a dezenas de milhares de agricultores. Para apresentar o caráter social deste biocombustível, Marco Aurélio Pavarino fará a palestra “Biodiesel – o combustível social”.

10h40 Paulo Mendes, Vice-Presidente da B100 Participações;
O maior exemplo do uso de B20 no Brasil vem da cidade de São Paulo, com cerca de 2 mil ônibus usando a mistura entre 2011 e 2013. Como gestor do programa na capital paulista, Paulo Mendes vai apresentar a palestra “Vantagens do uso do B20 em frotas urbanas”, contando sobre a experiência sem paralelos no mundo do uso de B20.

11h00 Samya de Lara Pinheiro, Meteorologista, doutora em Medicina pela USP e pela Escola de Saúde Pública de Harvard/EUA;
A poluição atmosférica é uma dos maiores problemas urbanos atuais e está diretamente relacionada à queima de combustíveis fósseis. Essa relação e seus impactos na saúde da população será abordada pela Dra. Samya de Lara Pinheiro na apresentação “Impactos diretos e indiretos da Poluição Atmosférica Veicular na Saúde Humana – benefícios e cobenefícios da redução de emissões de poluentes no contexto da saúde pública”

Confirmados

Além de senadores e deputados que compõem a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, delegações de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai integrantes do Grupo Ad Hoc de Biocombustíveis do Mercosul, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério de Minas e Energia, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério das Cidades, Casa Civil, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, prefeitos e secretários de Saúde, Transporte e Mobilidade e Meio Ambiente também já confirmaram presença.

Veja a programação completa aqui.

 

 

 

 

Serviço: Seminário B20 Metropolitano – Mobilidade Sustentável para as Cidades Brasileiras
Quando: 21 de maio de 2015 (quinta-feira), das 9h às 14h
Onde: Centro de Eventos Brasil 21 – Complexo Brasil 21. SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul. Brasília-DF.
Inscrições: gratuitas e limitadas. Solicitações devem ser feitas pelo e-mail: evento@ubrabio.com.br