Começou hoje (13) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014. Em Brasília, uma das atividades do estande da Embrapa é o projeto M.O.V.E.R. – Meu Óleo Vira Energia Renovável, estruturado para promover e estimular a coleta do óleo de fritura usado (OFU) no DF para transformá-lo em biodiesel. Nesta tarde, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, visitou o estande e pode conhecer o projeto e a exposição interativa “Cientista por um dia”, que este ano apresenta a produção do biodiesel e suas matérias-primas.

Realizado pela Embrapa Agroenergia, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), o principal objetivo do projeto M.O.V.E.R. é a geração de biodiesel, energia limpa e renovável, a partir de um resíduo poluente. Por meio da coleta e da reutilização, o óleo deixa de ser um problema ambiental, que polui as águas e provoca entupimentos na rede de esgoto, para tornar-se uma solução em energia renovável.

O dia também contou com a visitação de diversas escolas públicas do DF, onde os alunos foram convidados a produzir biodiesel junto aos pesquisadores da Embrapa Agroenergia. O estande também apresenta as unidades Embrapa Hortaliça, Embrapa Cerrados, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, e Embrapa Informação Tecnológica.

Sob o tema “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”, o evento acontece por todo o Brasil até o próximo dia 19 e apresenta atividades lúdicas para crianças e jovens, além de palestras, debates e mostras científicas para mobilizar a população em torno de temas e atividades de C&T.