A Embrapa Agroenergia está coordenando a elaboração de glossário sobre Química Renovável da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Será o primeiro documento a normatizar em âmbito mundial os conceitos relacionados ao tema.

A Química Renovável está baseada em matérias-primas alternativas ao petróleo, contribuindo para a sustentabilidade de diversas cadeias produtivas. “Há, hoje, grande interesse internacional, tanto acadêmico quanto industrial, no desenvolvimento de produtos e processos químicos renováveis”, explica o coordenador do projeto Silvio Vaz Júnior, pesquisador da Embrapa Agroenergia.

A iniciativa conta com um grupo de especialistas que iniciará o trabalho com levantamento de dados sobre os termos de interesse, que relacionados à Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Analítica, Físico-Química, Engenharia Química, Química Verde, Bioenergia, Biotecnologia e Biorrefinarias, comporão a publicação. Esse grupo é composto por Mônica Damaso, também pesquisadora da Embrapa Agroenergia, Vitor Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Química – SBQ, Vânia Zuin, professora da Universidade Federal de São Carlos, Birgit Kamm, pesquisadora do Instituto de Biopolímeros (Alemanha), James Clark, professor da Universidade de York (Inglaterra), e Pietro Tundro, da Universidade de Veneza (Itália).

As ações para elaboração do glossário começaram em janeiro e vão durar cerca de dois anos. Quando concluído, o documento será publicado em inglês pela IUPAC e estará disponível em uma plataforma online. A SBQ publicará a versão em português do glossário.

A IUPAC é uma organização científica internacional reconhecida como autoridade mundial na padronização de nomenclaturas, terminologias e métodos na área Química. Foi fundada em 1919 por cientistas atuantes nas indústrias e no meio acadêmico, que acreditavam na importância da padronização para a troca de conhecimentos e o desenvolvimento da indústria e comércio em âmbito global. É a organização responsável por publicar e atualizar a tabela periódica oficial.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no seguinte endereço (em inglês): http://www.iupac.org/