Ubrabio - Economia BiodieselCom 2,7 bilhões de litros no ano passado, o Brasil ocupa, hoje, a terceira posição mundial em produção e consumo de biodiesel, perdendo apenas para os Estados Unidos e Alemanha. O dado foi apresentado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, na 14ª edição da Expodireto, a maior e mais importante feira de agronegócios, que segue até sexta-feira (08), no município de Não Me Toque (RS).

Durante o evento que, até o momento, registrou a participação de mais de 72 mil pessoas, o ministro falou sobre o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), que visa promover o novo combustível em diversas regiões, gerando inclusão de social, desenvolvimento regional, emprego e renda para a agricultura familiar.

“O desafio, hoje, é avançar na produção do combustível. Uma das mudanças que contribuem para isso é a Instrução Normativa número um, de 2011, que inclui as cooperativas na produção da matéria-prima”, explicou Pepe Vargas. Em 2006, apenas quatro cooperativas participavam do Programa. Hoje, esse número subiu para 73.

Geração de renda

Em 2011, mais de 86 mil empregos foram gerados com a produção de biodiesel. Com a redução das importações de óleo, nesse mesmo ano, o País economizou R$ 4,1 bilhões. “O Programa tem uma forte participação da agricultura familiar, devido ao Selo Combustível Social”, completou o ministro. Para obter o Selo, a indústria deve obter matéria-prima de agricultores familiares, o que permite a redução de alíquotas dos compradores. “A empresa que tem o selo disputa 80% do mercado”, concluiu Pepe Vargas.

Atualmente, das 55 usinas brasileiras, 40 usinas possuem o Selo Combustível Social. Elas são responsáveis por 88% da capacidade produtiva instalada, e por 99% da produção de biodiesel.

Mais Alimentos

O ministro do Desenvolvimento Agrário aproveitou a visita para conhecer os produtos da Expodireto, em Não me Toque (RS). São 150 estandes no pavilhão dedicado à agricultura familiar. Ele destacou os empreendimentos que fornecem máquinas para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Mais Alimentos). “O Mais Alimentos é um programa de sucesso. Ele gerou produtividade na indústria e geração de empregos e está fazendo a diferença na agricultura familiar”, disse.

O Mais Alimentos é uma ação que permite ao agricultor familiar investir na modernização da produção, com aquisição de máquinas, implementos e de novos equipamentos para correção e recuperação de solos, resfriadores de leite, melhoria genética, irrigação, implantação de pomares e estufas, armazenagem, entre outros.

Nova fábrica de biodiesel

Na próxima sexta-feira (8), o ministro participa da inauguração de uma fábrica de biodiesel multinacional de agronegócios, em Nova Mutum (MT). Esta que, será a primeira unidade de produção de biodiesel da empresa no Brasil, custou R$ 60 milhões. A capacidade da fábrica será de 413,79 metros cúbicos por dia.