Marco regulatório do biodiesel, diversificação de culturas e integração das cadeias são alguns dos pontos cruciais para a consolidação do setor no Rio Grande do Sul. Os gargalos foram levantados ontem, na primeira reunião da Câmara Temática da Agroenergia. O Estado é o primeiro colocado na produção de biodiesel, com 576 milhões de litros em 2010, correspondendo a 25% do total nacional, e é o primeiro a criar um comitê para a discussão.
O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, diz que o Estado precisa colocar em debate as pesquisas já realizadas. Para isso, a câmara instituiu grupos de trabalho do etanol, do biodiesel e do biogás. “Precisamos dar ao produtor alternativas mais rentáveis.”
O coordenador da Câmara, Valdecir Zonin, diz que a produção estadual de biodiesel absorve 30% da safra de soja. Por isso, segundo ele, é preciso avançar no uso de alternativas, como a canola. Outro gargalo é a produção de cana-de-açúcar, que, embora tenha zoneamento, precisa de tecnologias aptas ao RS.