A União Brasileira do Biodiesel (UBRABIO) apresentou ao Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, nesta segunda-feira (17), a proposta de incluir o B20 Metropolitando na Agenda do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que prevê que o país chegue a S10 (10 partes por milhão de enxofre no diesel) até 2013.

O Presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, observou ao Secretário que a adição de 20% de biodiesel ao diesel fóssil, vendido nas regiões metropolitanas, é apropriada e oportuna ao processo de redução do enxofre emitido pelo diesel e da redução de outras emissões poluidoras que fazem mal a saúde, entre elas os aromáticos cancerígenos. “Nós entendemos que a Agenda CONAMA tem o objetivo de reduzir a poluição do enxofre e por isso, fica ainda mais clara a importância de incluir o biodiesel nesse esforço, pois a amplitude e os efeitos de combate às emissões poluidoras teria uma ação efetiva com resultados significativos para o bem da saúde pública.”, esclareceu Ferrés.

Para se implantar a adição de 20% de Biodiesel ao  diesel fóssil nas regiões metropolitanas não é necessária alteração na lei, apenas autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), e além disso, para uso do B20 os motores dos veículos não precisam ser modificados, a exemplo de algumas das principais metrópoles usarem em parte de sua frota de coletivos

Francisco Gaetani reconheceu os benefícios do Biodiesel para o meio-ambiente, em especial ao que diz respeito às medidas para conter as mudanças climáticas, diretamente ligadas ao aquecimento global. Gaetani afirmou que o tema é uma das prioridades do Ministério de Meio
Ambiente e firmou o compromisso com a Ubrabio em avançar nas discussões para incluir o biodiesel no Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). “Podem contar conosco pois esses assuntos são totalmente convergentes com as pautas do Ministério”, afirmou Gaetani.

O Secretário deu o prazo de até dez dias para uma nova reunião da área técnica do Ministério com os dirigentes da Ubrabio.