A campanha das eleições municipais de 2012 já começou em Porto Alegre. No PDT, o deputado federal Vieira da Cunha assume a presidência da sigla no município para abrir o debate e já começou a dar entrevistas às emissoras de rádio defendendo a candidatura à reeleição do atual prefeito José Fortunati (PDT). “O que eu sinto no partido é um consenso em torno do nome do prefeito. Os altos índices de aprovação o tornam o candidato ideal”, avaliou o deputado.

O PMDB ainda está em dúvida. O deputado federal Osmar Terra (PMDB), ex-secretário estadual de Saúde e ex-prefeito de Santa Rosa, ensaiou uma candidatura, mas não chegou a transferir o título de eleitor para a Capital. “Estava provocando para o meu partido ir atrás de um candidato, mas acho que não é necessário sair da minha base, que é Santa Rosa.” Segundo Terra, o mais provável candidato de seu partido à prefeitura é Ibsen Pinheiro.

Pelo PCdoB, a bem cotada deputada federal Manuela d`Ávila já colocou o bloco na rua e está em franca campanha. Ela ainda busca o apoio do PT para a sua chapa, uma tarefa difícil. Como o PT ainda não tem um nome definido para a prefeitura (o deputado federal Henrique Fontana e a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, são os mais cotados), o partido segue sendo assediado. E não é só pelo PCdoB. O PDT também espera retribuição ao apoio que dá aos governos estadual, de Tarso Genro (PT), e federal, de Dilma Rousseff (PT).

Mas outras variáveis que envolvem o cenário político da Capital gaúcha. O PT é mais próximo de Manuela do que do prefeito Fortunati. No primeiro turno das eleições de 2010, a jovem comunista estava com Tarso Genro e Dilma Rousseff.

O pedetista apoiou a atual presidente da República, mas fez campanha por José Fogaça (PMDB), de quem era vice e herdou a prefeitura. E Fortunati ainda tem como aliados hoje PMDB, PPS, PSDB e PP, todos de oposição a Tarso.

Enfim, a briga será boa e está só começando.

Biodiesel na pauta do ministro

O presidente da União Brasileira de Biodiesel (Ubrabio), Odacir Klein (foto), promove um café da manhã com o ministro Mendes Ribeiro Filho (PMDB), da Agricultura, no Royal Tulip Brasília Alvorada, no próximo dia 18. Entre os convidados, a diretoria da Organização das Cooperativas Brasileiras e lideranças da cadeia produtiva nacional. O ex-ministro da Agricultura Odacir Klein pretende que o encontro, em que será feita uma apresentação do setor, seja descontraído e informal. Também na terça-feira, será lançada a Frente Parlamentar do Biodiesel, com o deputado federal Jerônimo Goergen (PP) na presidência.