O Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012 contará com recursos de R$ 107,21 bilhões. Um aumento de 7,2% em relação à safra passada. Os recursos serão destinados ao financiamento de operações de custeio, investimento, comercialização, subvenção ao prêmio de seguro rural e apoio à utilização de práticas agronômicas sustentáveis.

Os destaques são as novas medidas de apoio à pecuária, cana-de-açúcar e agroenergia, além da estocagem de suco de laranja. Pela primeira vez, haverá recursos públicos em condições mais favoráveis para retenção e compra de matrizes de reprodutores, bem como para a recuperação de pastagens degradadas. No caso da cana-de-açúcar e dos biocombustíveis, estão asseguradas linhas de financiamento para a expansão e renovação de canaviais. Por fim, o Governo destinará verbas para garantir preços mínimos de referência aos produtores cítricos. Estão mantidas as linhas de financiamento para os cafeicultores por meio do Funcafé.

Além dessas ações previstas no Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012, o Governo Federal optou pelo aperfeiçoamento das ações referentes ao uso de tecnologias direcionadas à sustentabilidade da produção agropecuária, consolidando o Programa ABC, lançado no ano passado. O Programa de Agricultura de Baixo Carbono, que agora incorpora o Produsa e o Propflora, dará incentivos ao produtor que adotas boas práticas agronômicas para minimizar o impacto da emissão de gases do efeito estufa.

Confira aqui.