RenovaBio em discussão na Câmara dos Deputados

26/06/2017 - 15:53

Nesta quarta-feira (28/06), o programa RenovaBio, lançado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no início do mês, será tema de café da manhã promovido pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel e a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, com apoio da Frente Parlamentar Mista da Agropecuária e da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

Com o tema "RENOVABIO: eficiência energética e descarbonização", o evento vai reunir, na Câmara dos Deputados, além de parlamentares, lideranças do setor de biocombustíveis, agentes públicos e pesquisadores para debater as contribuições que os renováveis podem oferecer à matriz energética nacional, promovendo desenvolvimento econômico e ajudando o país a cumprir as metas estabelecidas no Acordo de Paris sobre o Clima.

“O estabelecimento de metas de redução das emissões de carbono para o mercado de combustíveis, em sintonia com os compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris, vai criar um mercado mais previsível para os biocombustíveis, o que não acontece até hoje”, explica Plínio Nastari, representante da sociedade civil no CNPE.

O RenovaBio é uma proposta de regulação que pretende induzir ganhos de eficiência energética ao mesmo tempo em que promove o reconhecimento do potencial de cada biocombustível contribuir com o alcance das metas de descarbonização.

A proposta foi construída a partir de conceitos já aplicados em iniciativas internacionais como LCFS e RFS nos Estados Unidos e RED na União Europeia.

“O Brasil assumiu uma série de compromissos internacionais para a redução de emissões. Para isso, o Governo tem que oferecer os sinais corretos para que os setores se sintam seguros e retomem investimentos. Com o RenovaBio, estamos dando o pontapé inicial para ocupar espaço no cenário nacional e global”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, em evento do setor.

Para o diretor superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, o programa reconhece as potencialidades da produção de combustíveis renováveis no País. “A proposta fortalece a participação dos biocombustíveis na matriz energética, promovendo uma contribuição significativa, tanto socioeconômica, quanto ambiental à sociedade brasileira”, completa.

Saiba mais sobre o RenovaBio aqui

Serviço

"RENOVABIO: eficiência energética e descarbonização"

Onde: Câmara dos Deputados, Anexo IV, 10º andar

Quando: 28 de junho, quarta-feira, às 8 horas

Informações: evento@ubrabio.com.br

Por Ubrabio

União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene - Ubrabio - Todos os direitos reservados

SCN Quadra 01 Bloco C - nº 85 - Sala 304, Edifício Brasília Trade Center - Brasília/DF

CEP.70711-902 - Telefone (61) 2104-4411 - E-mail: faleconosco@ubrabio.com.br

  • Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
  • Embrapa
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Ministério de Minas e Energia
  • Casa Civil
Redes sociais
  • Facebook
  • Flickr
  • Linkedin
  • Twitter
  • YouTube
Moringa Digital Clique e conheça