Projeto brasileiro busca financiamento para fabricar produtos a partir de microalgas

17/08/2017 - 16:03

As microalagas representam um mundo de possibilidades a ser explorado. Elas podem gerar desde biocombustíveis até antioxidantes, tudo de forma ecologicamente correta. Levando em consideração esse enorme potencial, a pesquisadora Mariana Fortes, doutora em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da UFRJ, pretende abrir uma empresa de produtos desenvolvidos a partir das microalgas.

O projeto já foi selecionado pelo SEBRAE para o Programa de Desenvolvimento Competitivo e Negócios Internacionais da Cadeia Produtiva de Biotecnologia. Essa consultoria vai dar suporte para o desenvolvimento do plano de negócios e de produto, na regulamentação, na captação de recursos com investidores e/ou parceiros e na internacionalização da empresa. Porém, para financiar o programa e custear os testes iniciais para colocar os primeiros produtos no mercado, a iniciativa necessita de apoio financeiro. Visto o momento de crise que o país está vivendo, e os constantes cortes de verba na área de pesquisa científica, o grupo abriu um projeto de crowndfundig na plataforma de arrecadação de fundos Kickante. A meta de arrecadação é de 25 mil reais e podem ser doados valores a partir de 20 reais.

“O grupo possui vantagem competitiva, pois é o único no mundo com conhecimento desde o cultivo até o produto final”, afirma Mariana, explicando que terá aopio técnico do laboratório onde fez o doutorado.

A partir do cultivo de microalgas é possível gerar biodiesel, bioquerosene, etanol e até proteínas para alimentação humana e animal, vitaminas para suplementação e fármacos. Além disso, são matérias-primas biodegradáveis e, devido ao seu tamanho microscópico, suas células crescem e se multiplicam muito rapidamente. Dessa maneira, sua produtividade pode alcançar níveis superiores aos de muitos outros cultivos agrícolas.

Para conhecer melhor a iniciativa e contribuir para a arrecadação acesse: https://www.kickante.com.br/campanhas/microalgas-um-mundo-de-possibilidades

Por Ubrabio

União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene - Ubrabio - Todos os direitos reservados

SCN Quadra 01 Bloco C - nº 85 - Sala 304, Edifício Brasília Trade Center - Brasília/DF

CEP.70711-902 - Telefone (61) 2104-4411 - E-mail: faleconosco@ubrabio.com.br

  • Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
  • Embrapa
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Ministério de Minas e Energia
  • Casa Civil
Redes sociais
  • Facebook
  • Flickr
  • Linkedin
  • Twitter
  • YouTube
Moringa Digital Clique e conheça