Produção de biocombustível no Brasil é tema de debate pelo CERNE

28/11/2017 - 09:11

Nesta quarta-feira, 29 de novembro, acontece a quinta rodada do Ciclo de Debates promovido pelo Conselho Técnico-Científico do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CTC-CERNE). Essa edição traz o tema “Os principais desafios para o crescimento do uso dos biocombustíveis no Brasil”. O evento acontece no mini-auditório do campus central do IFRN, das 14h às 17h e é aberto ao público.

O Ciclo de Debates tem como objetivo debater questões que envolvem do setor de recursos naturais e energia em suas diversas vertentes. “Nossa proposta é analisar e encontrar soluções que possam ser encaminhadas aos órgãos reguladores e executivos do setor, além de identificar potenciais parcerias entre as instituições participantes do evento”, afirmou o coordenador do CTC e Diretor de Tecnologia, Pesquisa e Inovação do CERNE, Olavo Oliveira.

O evento conta com a parceria do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern).

Bioquerosene para aviação

Em março deste ano, foi lançada Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação (RBQAV). A iniciativa tem como proposta o fomento de políticas públicas que promovam a produção de biocombustível para aviação com o objetivo de reduzir os níveis de emissões de CO2 na atmosfera.

A Rede começou a ser articulada no final de 2016, e é fruto do diálogo entre pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com apoio do Ministério de Minas e Energia, associações do setor e representantes da iniciativa privada.

Segundo o diretor superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, o investimento na produção de bioquerosene se mostra cada vez mais viável. “O bioquerosene se mostra como a alternativa mais viável para substituir o querosene fóssil sendo a opção que pode atender mais rapidamente essa necessidade do setor de aviação”, apontou.

Tokarski será um dos palestrantes do Ciclo de Debates. Ele vai apresentar a participação do biodiesel e bioquerosene na NDC brasileira e no contexto do programa federal RenovaBio.

O detalhamento das palestras, sua programação e informações sobre as demais rodadas do Ciclo estão disponíveis na página do CERNE. Inscrições gratuitas pelo link: https://goo.gl/L2htKg

SERVIÇO

5º Ciclo de Debates do Conselho Técnico-Científico do CERNE

“Os desafios para o crescimento do uso de biocombustíveis no Brasil”

Data: 29/11/2017 (quarta-feira)

Horário: das 14h às 17h

Local: Mini-auditorio do IFRN – Campus Natal Central

Por IFRN

União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene - Ubrabio - Todos os direitos reservados

SCN Quadra 01 Bloco C - nº 85 - Sala 304, Edifício Brasília Trade Center - Brasília/DF

CEP.70711-902 - Telefone (61) 2104-4411 - E-mail: faleconosco@ubrabio.com.br

  • Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
  • Embrapa
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Ministério de Minas e Energia
  • Casa Civil
Redes sociais
  • Facebook
  • Flickr
  • Linkedin
  • Twitter
  • YouTube
Moringa Digital Clique e conheça