Pós-Doutorado em Engenharia de Processos e Sistemas com Bolsa da FAPESP

15/05/2017 - 10:20

O Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Engenharia de Processos e Sistemas com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 19 de maio.

A bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Da Fábrica Celular à Biorrefinaria Integrada Biodiesel-Bioetanol: uma Abordagem Sistêmica Aplicada a Problemas Complexos em Micro e Macroescalas”, realizado no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia - BIOEN. O pesquisador responsável é Roberto de Campos Giordano.

O bolsista selecionado participará da pesquisa que tem como tema “Análise Retro-Tecno-Econômico-Ambiental de Processos Integrados com a Simulação de uma Biorrefinaria Biodiesel-Bioetanol (1G-2G)”, realizada na UFSCar.

Suas atividades incluirão o desenvolvimento e a atualização de modelos utilizando a plataforma EMSO (Environment for Modeling, Simulation and Optimization) (Furlan et al., 2012, doi:10.1016/j.compchemeng.2012.04.002); simulação de estudos de caso da Biorrefinaria, incluindo subprocessos com produtos de alto valor agregado; análise do processo usando a metodologia apresentada em Furlan et al., 2016a, doi:10.1021/acs.iecr.6b01757, e implementação de tabelas de inspeção multilineares como interpoladores para setores da Biorrefinaria (Furlan et al., 2016b, doi:10.1016/j.compchemeng.2015.12.014).

Os candidatos devem ter experiência em simulação e otimização de processos químicos/bioquímicos e programação computacional, em particular C/C++. Desenvoltura em Matlab e FORTRAN é também desejável. Devem, ainda, ter conhecimento de análise tecnoeconômica. Familiaridade com EMSO é desejável, mas não é um critério excludente.

Os interessados devem enviar currículo resumido (em PDF) indicando a experiência com essas técnicas e destacando publicações em revistas indexadas para Marcelo Ribeiro, pesquisador associado, no endereço marceloribeiro@ufscar.br. O título do e-mail deve incluir o texto “PD - Biorefinery 01-2017” e o arquivo anexado deve ter até 2 MB.

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1537.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Por Agência FAPESP

União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene - Ubrabio - Todos os direitos reservados

SCN Quadra 01 Bloco C - nº 85 - Sala 304, Edifício Brasília Trade Center - Brasília/DF

CEP.70711-902 - Telefone (61) 2104-4411 - E-mail: faleconosco@ubrabio.com.br

  • Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
  • Embrapa
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Ministério de Minas e Energia
  • Casa Civil
Redes sociais
  • Facebook
  • Flickr
  • YouTube
  • Twitter
Moringa Digital Clique e conheça